top of page

Pizza com massa de abobrinha

  • Foto do escritor: Laura Leal
    Laura Leal
  • 21 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Essa receita é baseada em uma que a professora Sandra Pereira, da disciplina Estudo Experimental de Alimentos, propôs como receita adicional das aulas práticas na UNIRIO, mas acabamos não fazendo no laboratório. Basicamente, substitui somente a farinha de trigo por farinha de arroz. Nessa receita, o gluten não tem função (não há fermentação nem sova) e acho que já comemos gluten demais no dia a dia!

A massa me surpreendeu, e muito! Fizemos aqui em casa num "dia de pizza" com amigos que também se amarram em cozinhar, e testamos juntos pela primeira vez.

Na primeira tentativa, em vez de untar e enfarinhar a forma, usamos papel manteiga, e a massa grudou muito! Conseguimos tirar a massa sem quebrar e fizemos as pizzas mais fininhas (que ficaram até mais gostosas), mas metade da massa ficou no papel. E aí, quando provamos aquela massa sem nenhum recheio, deu briga pra ver quem ia comer, com papel e tudo!

INGREDIENTES:

1 kg de abobrinha com casca e semente (2 abobrinhas médias)

1 ovo

1/2 cebola picada

1 xícara de chá de farinha de arroz

1 dente de alho amassado

cheiro verde e sal a gosto

MODO DE PREPARO:

1. Lave e higienize as abobrinhas e o cheiro verde

2. Rale as abobrinhas no ralo grosso. Tempere com sal e deixe descansar por 20 minutos

3. Com a ajuda de um voal, esprema a abobrinha para retirar o máximo de água. Guarde esse caldo para usar em outras preparações (sopa, arroz, etc)

4. Acrescente à abobrinha os demais ingredientes

5. Misture bem e espalhe em uma forma bem untada com óleo e farinha de arroz. Na primeira tentativa, usei papel manteiga e foi péssimo: metade da massa grudou no papel... Com a forma untada e enfarinhada fica ótimo, não agarra! E quanto mais fininha, mais gostosa a massa;

Eu gosto de mexer com as mãos, e sentir que estou mandando minha energia pra comida. Como não tinha voal, esprememos também com a mão! Dá super certo!

6. Leve ao forno pré aquecido a 200° C até secar (cerca de 30 minutos)

7. Retire do forno e coloque a cobertura (molho de tomate, queijo e o que mais você quiser. Aqui as preferidas foram brócolis com páprica picante e palmito)

8. Retorne ao forno até o queijo derreter.


Comments


Posts recentes

Receba nossas novidades

bottom of page