top of page

Dicas para restaurar seu ritmo

  • Foto do escritor: Laura Leal
    Laura Leal
  • 15 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Comece pelo começo: café da manhã.

A primeira refeição do dia estabelece o ritmo do seu dia. Se você já começa cheio de açúcar e carboidratos refinados, com pão de sal, bolo e café com açúcar, o seu corpo inicia o dia com um aumento repentino da glicose no sangue que, é verdade, aumenta os seus níveis de energia, de uma vez.

Mas o organismo logo se desdobra para secretar uma enorme quantidade de insulina, que permite o aproveitamento dessa glicose extra pelos os tecidos, e você armazena o excedente na forma de gordura. Além disso, essa insulina produzida rapidamente logo depleta a glicose do sangue, e o que era um up de energia logo vira um down. Você rapidamente se sente cansado, e deseja mais açúcar.

Se você quer começar bem o dia, e colocar o seu ritmo biológico nos eixos de volta, nada mais eficiente que começar o dia com uma refeição rica em proteína e gorduras boas, além de cheia de nutrientes e com pouco carboidrato.

A melhor forma que eu encontrei de garantir isso, é tomando smoothies ou sucos. É prático, só bater tudo no liquidificador. Se você é daqueles que prefere comer só quando chega no trabalho, é só colocar em uma garrafinha e levar com você.

Além disso, o smoothie diminui o esforço digestivo, já que seu organismo não precisa quebrar os alimentos em partículas menores e retirar os nutrientes. Assim, a energia que seria utilizada para isso é disponibilizada para outras atividades.

Pessoalmente, prefiro aqueles smoothies com uma textura que quase dá pra comer de colher. E os sabores podem ser bastante variados, assim eu não preciso comer todo dia a mesma coisa.

Para garantir que seu smoothie possui todos os nutrientes que você precisa, incula:

1. uma fonte de gorduras saudáveis: pode ser coco, óleo de coco, leite de coco, de castanhas, de amêndoas, de semente de girassol, chia... Mas o meu preferido é o abacate! Ele tem o gosto bem suave, combina com tudo e ainda deixa uma cremosidade incrível!

2. proteína de alta qualidade: você pode adicionar whey protein ou proteína de arroz (que eu prefiro, não tem aquele gostinho do whey). Prefiro o sabor baunilha, porque combinam com várias possibilidades de frutas;

3. fonte de nutrientes: adicione frutas e outros vegetais, das mais variadas cores, para garantir a diversidade de nutrientes. Uma ótima ideia também é adicionar chlorella, espirulina ou clorofila em pó. Eles são concentrados em fitonutrientes, e enriquecem ainda mais a refeição!

Aproveite para variar os sabores e testar novas ideias, aguçar a criatividade!

Cuide do seu corpo. É ele que te permite todas as formas de ser e estar no mundo.

Comments


Posts recentes

Receba nossas novidades

bottom of page