top of page

O que comer na trilha?

  • Foto do escritor: Laura Leal
    Laura Leal
  • 7 de fev. de 2018
  • 6 min de leitura

Você é daqueles que (como eu) adoram uma trilha?

Sempre fica a dúvida do que levar pra comer durante a caminhada. Algo que dê sustança, mas seja leve. E quando eu vou pra esses lugares, quero desintoxincar. Um lugar lindo, cheio de natureza não combina com lanches artificiais.

Aqui vão algumas dicas do que dá certo pra mim.

Refeições

Em dias de trilha, prefiro sempre tomar um café da manhã reforçado. Na maioria das vezes, tomo esse café na pousada, ou em alguma casa que aluguei.

Opções que adoro pro café da manhã:

1. Fruta com iogurte e granola;

2. Ovos: mexidos, cozidos;

3. Tubérculos cozidos: mandioca é o meu preferido, mas adoro inhame também. Acrescento azeite e ervas secas, como orégano, alecrim, tomilho;

4. Pão: quando vou fazer trilha não fico muito neurada em evitar o excesso de carboidratos do dia a dia, e fico tranquila de comer pão, especialmente se for caseiro!

A verdade é que geralmente eu não como o pão de manhã, já me acostumei sem ele e não faz falta pra mim. Mas quase sempre eu aproveito o pão do café para preparar um sanduíche e levar de marmita. O recheio depende do que tem no café e do que eu compre no dia anterior. A opção clássica é alface, tomate, ovo e queijo. Mas às vezes sobra um cogumelo da janta, ou uma pastinha.

Sério, o sanduíche faz a diferença no meu dia de trilha!

Durante o passeio, levo lanchinhos reforçados e não sinto fome, por isso prefiro fazer só mais uma refeição completa, um almojanta. Isso quando chego na próxima cidade ou volto pra pousada, depois de um bom banho!

Busco sempre opções saudáveis, mas definitivamente não vale a pena se preocupar demais com o cardápio. Muitas das cidades que vamos não tem lá muita opção, e não vale a pena perder o dia se estressando com isso!

Depois de um dia de caminhada, poucas coisas me deixam tão feliz quando o bom e velho PF!

Às vezes, quando fazemos vários dias de trilha, dá vontade de variar, e gosto de cozinhar também. E andar pela cidade conhecendo os supermercados (ou mercearias, como é muitas vezes o caso). E aproveito pra comprar coisas locais! É legal que a comida marca o lugar!

FOTO ASPARGOS

Boas opções naturais compradas no supermercado:

1. Frutas: Eu prefiro sempre aquelas que resistem mais ao calor e que não correm o risco de amassar na mochila. Maçã, pera, goiaba, mexerica são as minhas principais escolhas. Em passeios mais longos, de vários dias, eu acabo não levando muita fruta, porque elas pesam na mochila e acabam sendo pouco práticas. Mas quando é ida e volta no mesmo dia, sempre tenho uma frutinha, que ainda ajuda a hidratar!

Alegria é encontrar frutas pela trilha!! Nessa hora até tomate vale!rs

2. Frutas secas: passas, tâmaras, damasco são excelentes para um lanchinho na trilha. Elas têm os carboidratos concentrados, que garantem a reposição de energia para a caminhada, e são bem práticos de carregar. E ainda são docinhos, eu adoro!

3. Castanhas: de caju, do pará, amêndoas, amendoim... São ricas em gorduras boas, ajudam na saciedade e fornecem bastante energia, além de super práticas! Ainda são fonte de proteína, coisa que não podemos abrir mão durante o dia de passeio.

4. Barrinhas de cereais: Mas fique de olho no rótulo! Escolha as que não possuem açúcar ou que possuem versões mais naturais, como mel e melado. Evite as que contêm glicose, xarope de milho, e mesmo adoçantes artificiais, como aspartame, maltodextrina. Várias possuem ainda gordura hidrogenada, corantes, aromatizantes, conservantes e outros "antes". Olhe os ingredientes, e não as calorias ou carboidratos. Se tem muitos nomes que você não sabe o que são, fuja delas!

As minhas preferidas são as da BiO2 7 castanhas (a de coco é a melhor!), as barrinhas LOVE da Hart's e as da Monama.

5. Biscoito de polvilho: Levo quando tenho espaço sobrando, e a-do-ro! Acho que é o meu lanche de trilha favorito. Paro, abro um pacotinho e como um por um apreciando a paisagem e o crek-crek do biscoito!

Lanches preparados em casa

1. Barrinha de cereal caseira*: São bem mais fáceis de fazer do que você imagina! E ficam uma delícia! Não duram tanto quanto as barrinhas comerciais fora da geladeira, mas você sabe exatamente o que tem nelas! Eu já fazia as barrinhas pra levar de lanche pro trabalho, e adoro inventar e variar os sabores!

Tem receita aqui!

2. Snack de grão de bico**: Super tranquilos de fazer, garantem a ingestão de proteína e ainda têm muita fibra, que ajuda na saciedade. Vario nos temperinhos que adiciono pra levar vários sabores diferentes. Ficam realmente muito bons! Só fique atento para vedar bem na hora de levar, se não eles acabam murchando.

Tem receita aqui!

Foto do lanchinho da bocaina

3. Sanduíche: Almoço com vista! Quando faço meu próprio sanduíche, geralmente ele substitui o almoço no dia de caminhada. Amo parar em um lugar com uma vista bem legal, achar um cantinho aconchegante pra desfrutar meu almoço e apreciar a vista! Ah, se pudesse ser assim todo dia, né?

4. Mix de castanhas e frutas secas: Sempre prefiro fazer meu próprio mix do que comprar pronto. Assim posso variar o tipo de mix e ainda montar nas proporções que acho mais gostosas. Ainda sai mais barato!

*Confesso que já tentei algumas vezes levar as barrinhas caseiras (em forma de barrinhas ou como bolinhas, tipo brigadeiro, envoltos em chia) pra trilha. Só que fora da geladeira e no calor, elas acabam fermentando um pouco, e não ficam mesmo tão gostosas! Dependendo do que coloco, até dá pra comer, mas não é um lanche prazeiroso... Vou pesquisar e experimentar mais e conto os segredinhos pra fazerem elas durarem.

** O snack de grão de bico, logo que pegar crocânica, tem que ser guardado em um recipiente bem fechado pra não murchar. E pode caprichar muito no tempero!

E a água?

Na trilha, muitas vezes a água pode ser uma grande questão! Na última que fiz, de 3 dias, não dava nem pra pensar em levar água pra todos os dias! Por outro lado, nem sempre é possível garantir que a água que encontramos ao longo da trilha é realmente potável, por mais que estejamos em meio à natureza.

Tem um amigo que voltou com giárdia depois de uma trilha de bike, com certeza por causa da água, que ele achou ser boa, mas não era. Pode ser uma diarreia de uns dias (no caso dele foi quase um mês), que o adequado diagnóstico e remédio resolvem. Mas se passa batido é bem perigoso!

Como resolver? Minha solução foi:

1. Comprei um squeeze com filtro de carbono ativado, acho ótimas!

2. Levo sanitizante. O filtro remove as impurezas, mas não garante a eliminação de microrganismos. Por isso um sanitizante é muito importante. São os mesmos que usamos em casa para higienizar verduras. Os mais conhecidos são o Clorin, em comprimido (que foi nossa opção) e o hidrosteril, em gotas. É muito importante seguir à risca a recomendação de dosagem, pois o pH ideal de ação do bactericida tem que ser atingido! Pouco ou muito sanitizante podem ser completamente ineficientes! E claro, é necessário esperar o tempo para o efeito.

E você, o que leva? Toma cuidado com a água?

O que funciona melhor pra mim?

Na prática, o que mais levo são as barrinhas da Bio2, especialmente a de coco, que é minha preferida, e a do meu marido também. Quando levamos outros sabores, acabamos tirando a sorte de quem vai ficar com as de coco!rsrs

Outras barrinhas que adoro são as de proteína da VO2. Elas têm um pouco de açúcar, e confesso que acho um pouco enjoativas. Mas na trilha, elas fazem toda a diferença, por terem um docinho que super faz a diferença! E sei lá, minha sensação é a que elas incham no meu estômago, me dão bastante sustança.

Eu particularmente amo levar biscoito de polvilho. E tem uns da crek crek que são super saudáveis e bem gostosinhos. Mas geralmente espaço e peso são uma questão nas nossas trilhas, então nem sempre consigo carregar esses saquinhos, e eles podem ficar completamente quebrados!

Fora isso, frutas e talvez um sanduíche que "roubo" do café da manhã, especialmente se estou em pousada... São ótimos no meio da trilha!!

Cuide do seu corpo. É ele que te permite todas as formas de ser e estar no mundo.

Crédito da imagem: https://riobike.wordpress.com

Bình luận


Posts recentes

Receba nossas novidades

bottom of page