top of page

Já ouviu falar no kefir?

  • Foto do escritor: Laura Leal
    Laura Leal
  • 27 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

O que é o kefir?

Kefir é um probiótico natural, produto da fermentação por uma colônia de microrganismos (bactérias e leveduras). Tem gosto e característica bem próprios.

Kefir de água (esquerda) e leite (direita). FONTE: www.culturesforhealth.com

Existem dois tipos de kefir: o kefir de leite e o kefir de água (também chamado tibico). Nos dois casos, existem os grãos de kefir, que contêm os microrganismos em associação simbiôntica (eles se beneficiam mutuamente da associação).

O que permite a formação dos grãos e origina o aspecto gelatinoso é um polissacarídeo (dextrano), produzido pelos próprios microrganismos da colônia. Os grãos não são ingeridos, apenas o produto da fermentação.

A constituição microbiológica do kefir de água e do kefir de leite não é a mesma, apesar de algumas espécies serem comuns aos dois. Além disso, como o cultivo do kefir, principalmente no Brasil, é essencialmente caseiro, a constituição microbiológica de cada colônia pode variar bastante. Alguns microrganismos, no entanto, parecem estar sempre presentes, em especial bactérias do gênero Lactobacillus (tanto para kefir de água como de leite).

Benefícios à saúde

A maioria dos estudos sobre os efeitos benéficos dizem respeito ao kefir de leite, cujas origens remontam à região dos cáucasos séculos atrás.

FONTE: http://www.nanocell.org.br

Os benefícios do kefir advêm da sua ação probiótica: tanto os microrganismos quanto os produtos da fermentação (em especial os peptídeos bioativos) e os metabólitos (principalmente os exopolissacarídeos) têm ação benéfica sobre a constituição da microbiota intestinal, a digestão, o metabolismo, o sistema imunológico e a resistência a enfermidades.

Alguns efeitos do kefir comprovados por estudos científicos relevantes são:

- Propriedades antibióticas: benéficas não apenas para proteção contra infecções alimentares, mas também para prevenção e tratamento de desordens gastrointestinais e infecções vaginais. A ação é devida à produção de compostos antibióticos, como ácidos orgânicos, bacteriocinas, peróxido de hidrogênio, etanol, diacetil e dióxido de carbono;

- Estímulo ao sistema imune: testes relacionados à reação imunológica à toxina colérica mostraram efeitos positivos, devido principalmente à ação dos exopolissacarídeos;

- Inibição de crescimento tumoral: redução da taxa de crescimento de carcinoma de Ehrich e sarcoma 180, devido tanto à ação dos exopolissacarídeos quanto dos microrganismos em si;

Além disso, o kefir de leite contém as vitaminas A, B2, B12, D, e K, bem como cálcio, magnésio e fósforo.


Comments


Posts recentes

Receba nossas novidades

bottom of page